Parlamentares

ASSEMBLEIAS LEGISLATIVAS ESTADUAIS

RIO DE JANEIRO

Marcelo Freixo

Marcelo Freixo é professor de história de profissão e deputado estadual em seu segundo mandato. Sua atuação ganhou muito destaque pelo trabalho à frente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa.Marcelo Freixo foi presidente da CPI das Milícias, que visa a investigar a ligação de parlamentares com grupos paramilitares. Em 2008, protocolou pedido de cassação de mandato do então deputado Álvaro Lins, que acabou cassado no dia 12 de agosto. Freixo também presidiu a CPI do tráfico de armas, cujo relatório foi apresentado em 2011.Em 2012, fez mais de 900 mil votos na disputa pela Prefeitura do Rio de Janeiro.

Site: www.marcelofreixo.com.br


https://www.facebook.com/MarceloFreixoPsol

Flavio Serafini

Flavio Serafini é niteroiense e professor de Sociologia. Sua história com a militância começou aos 16 anos em defesa do passe livre e do acesso à cultura. Como estudante da Universidade Federal Fluminense (UFF), fez parte do Diretório Central dos Estudantes, afirmando a defesa da Educação Pública, da necessidade de ampliação do acesso à educação e da permanência dos estudantes. Com o propósito de transformar a cidade em um espaço democrático, foi candidato à prefeitura de Niterói em 2012, conquistando 18,5% do pleito, quase 50.000 votos, e o terceiro lugar nas eleições. Foi eleito deputado estadual em 2014 com 16.117 votos.

Eliomar Coelho

Eliomar Coelho é engenheiro. Foi vereador na cidade do Rio de Janeiro por sete mandatos, sendo autor de inúmeros projetos em defesa da ampla maioria da população e sempre com compromisso com os movimentos sociais, cuja interlocução norteou as ações e a elaboração de políticas no campo da luta e da resistência. Incansável na fiscalização do Executivo, Eliomar sempre votou contra o lobby da especulação imobiliária e do empresariado que quer benefícios em detrimento de melhorias para a população. Lutou também contra a tentativa de privatização da Educação e da Saúde e denunciou projetos ilegais e equivocados, como o reajuste salarial irregular e a aposentadoria compulsória para os vereadores. Foi eleito deputado estadual em 2014 com mais de 14 mil votos.

 

Paulo Ramos

Nascido e criado em Realengo, oficial da reserva da PM, advogado, administrador de empresas e especialista em políticas públicas pela UFRJ, Paulo Ramos iniciou sua militância política nos anos 60 e teve destacada participação na luta contra a ditadura, pela anistia e pela democratização do país. Seu mandato tem destacada atuação pela valorização do serviço e do servidor público, em suas batalhas pelos Planos de Cargos e Salários e  demais reivindicações salariais e de condições de trabalho. Foi Deputado Federal Constituinte (1986/1990).

 

 

SÃO PAULO

Carlos Giannazi

Diretor de escola pública com mestrado em Educação e doutorado em História Econômica (USP), e vereador da cidade de São Paulo em duas legislaturas, Carlos Giannazi foi eleito pela primeira vez deputado estadual em 2006 (com 50 mil votos) pelo Partido Socialismo e Liberdade. Entrou na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo como líder de bancada do PSOL, lastreado por um longo histórico de lutas em prol da melhoria da Educação. Ele sempre atuou na defesa do magistério, da Educação pública e do movimento social pela abertura de novas vagas nas escolas públicas, assim como no endosso inegociável da gratuidade e da qualidade de ensino para todos.

Site: www.carlosgiannazi.com.br

Raul Marcelo

Raul Marcelo é advogado. Iniciou sua militância política na JOC (Juventude Operária Católica) ainda adolescente. Em 2000, foi eleito o vereador mais jovem de Sorocaba. Foi reeleito com a maior votação da cidade em 2004. Nas eleições de 2006 foi eleito deputado estadual pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), obtendo mais de 35 mil votos e reeleito em 2014 com 47.923 votos. Na Assembleia Legislativa teve atuação destacada na defesa da educação pública e na saúde pública, tendo participado da CPI da Saúde, onde apresentou um relatório que serviu de base para a prisão e o desmantelamento de uma quadrilha que atuava nos hospitais públicos do Estado, notadamente no Conjunto Hospitalar de Sorocaba.

Site: www.raulmarcelo.com.br

 

CEARÁ

Renato Roseno

Com uma história forjada nos movimentos sociais, Renato Roseno foi eleito deputado estadual em 2014 como candidato da Frente de Esquerda, formada pelo PSOL, PSTU e PCB, e está exercendo o primeiro mandato público. Ele é também o primeiro deputado estadual do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) na Assembleia Legislativa do Ceará. Entre os 46 parlamentares, foi o terceiro mais votado de Fortaleza e o 18º do Estado, tendo conquistado 59.887 votos em 181 dos 184 municípios. Antes de ser eleito deputado estadual, Renato já havia se candidatado a prefeito de Fortaleza, em 2012 e 2008, e a governador do Ceará, em 2006.

Site: www.renatoroseno.com.br

 

PERNAMBUCO

Edilson Silva

Primeiro deputado estadual eleito pelo PSOL em Pernambuco, Edilson Silva foi indicado pela bancada de Oposição para presidir a Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular. Como militante político, prioriza o debate nas áreas de direitos humanos e cidadania, no sentido amplo (mobilidade, saúde, educação, moradia, comunicação e segurança) e também entendido como extensão e garantia de direitos às minorias e população historicamente oprimidas, como negros, índios, mulheres e pessoas LGBT. É fundador e atual presidente estadual do PSOL, por onde disputou as eleições para governador (2006 e 2010) e para a Prefeitura do Recife (2008).

Facebook: Edilson Silva

 

RIO GRANDE DO SUL

Pedro Ruas

Pedro Ruas é advogado e foi presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RS. Exerceu cinco mandatos de vereador em Porto Alegre, quando autor de leis importantes na cidade, principalmente na defesa dos direitos do usuário do transporte público. Em 2014, Ruas foi eleito deputado estadual pelo PSOL, defendendo a rigorosa fiscalização do Poder Executivo, transporte público acessível, educação de qualidade e rede de saúde pública com pronto atendimento, bem como o combate às discriminações e a defesa dos direitos das minorias.

Facebook: Pedro Ruas

   

AMAPÁ

Professor Paulo Lemos

Paulo Lemos é advogado e professor de história e de direito em escolas e universidades do Amapá. Iniciou a vida política em 1993, na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), militando no Diretório Central dos Estudantes. Foi eleito deputado estadual em 2014 e tem seu mandato comprometido com a luta pela valorização dos professores e a defesa da educação de qualidade. Foi escolhido líder da oposição na Assembleia Legislativa, fazendo uma oposição qualificada ao governo do PDT. Nesta Legislatura, assumiu a vice-presidência da Comissão de Relações Exteriores e Defesa do Estado; é membro das comissões de Agricultura e Abastecimento e de Turismo.

Site: www.deputadopaulolemos.com