Deputado Glauber Braga

O deputado federal Glauber Braga vem sendo apontado como um dos expoentes da nova geração de políticos. Mas a conotação que o próprio parlamentar procura dar a seu mandato é a da mudança das práticas políticas, sobretudo em duas linhas de atuação: a promoção da participação popular e a educação. São bandeiras de Glauber desde 2009, na primeira fase como parlamentar, após a posse como suplente.

Para além das atividades na Câmara dos Deputados, tornou rotina a realização de plenárias nas praças das cidades do Rio de Janeiro. Nas reuniões populares, responde diretamente a questionamentos e, quando o assunto é emenda individual ao Orçamento, cada cidadão participante tem direito a um voto. A proposta mais votada em cada localidade se transforma numa indicação de Glauber ao Orçamento, no processo que o deputado batizou de Emenda Participativa. Muitas obras e melhorias já foram concluídas com sucesso, em todo o estado.

O reconhecimento popular foi ratificado nas reeleições do deputado em 2010 (com 57,5 mil votos) e em 2014 (82,2 mil votos).

TRABALHO TÉCNICO – Glauber Braga impôs aos seus mandatos um foco adicional a partir da maior tragédia climática ocorrida no país, as enxurradas da região serrana do Rio de Janeiro, em função das chuvas do verão de 2011.

Após ter vivenciado perdas humanas e materiais em Nova Friburgo e municípios vizinhos, dedicou-se à criação de mecanismos de prevenção e mitigação de calamidades. Foi autor do relatório que gerou a primeira Lei Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres Naturais (Estatuto da Proteção Civil), sem deixar de ouvir demandas e preocupações das comunidades atingidas. Setores como a Defesa Civil veem em Glauber um dos poucos políticos preocupados com o tema.

EDUCAÇÃO – Em 2014, Glauber aprofundou o trabalho em sua outra área prioritária, no cardo de presidente da Comissão de Educação. Contribuiu para acelerar a votação do Plano Nacional da Educação (PNE), que tramitava havia mais de três anos. Glauber ajudou a destravar o PNE, e em junho/2014 o projeto teve aprovação final e envio à Presidência, que sancionou o Plano com metas como a erradicação do analfabetismo e destinação de 10% do PIB para a educação.

RECONHECIMENTO – O trabalho do deputado foi referendado por pesquisas e instituições de credibilidade. Em 2013, o Prêmio Congresso em Foco apontou Glauber entre os 20 melhores Deputados Federais, e uma pesquisa do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) o colocou entre os parlamentares mais influentes. Por dois anos, foi eleito, pelo portal UOL, como o Deputado Federal que melhor utiliza a internet para prestação de contas do mandato e interatividade com a população. Em 2015, foi eleito pelos jornalistas como um dos 10 melhores deputados federais no prêmio Congresso Em Foco.

Glauber Braga é Bacharel em Direito e nasceu em 1982, na cidade de Nova Friburgo/RJ.